terça-feira, 17 de abril de 2012

Depoimento I - A hora do leitor

por Marcelo

Clarice Lispector
Adoro escrever. Atividade que muito modestamente me dou ao luxo de fazer. A leitura para mim é então uma estratégia para desenvolver habilidades de escritor. Gosto de divulgar minhas ideias, e, para não ser repetitivo, para criar algo novo, é das minhas leituras que me sirvo. Nessas incursões literárias, na busca por novos recursos de ideias e formas de escrever, acabo me apaixonando por um ou outro livro, um ou outro personagem. Lembro-me de como aprendi a amar Macabéa, de “A Hora da Estrela”. Como essa pessoa (tão real) me tocou profundamente, e como passei a respeitar sua autora, Clarice Lispector, por tanta sensibilidade e por ser a porta voz de tão frágil personagem. Entendi como o escritor ora se comporta como Deus, sendo o senhor do destino da personagem. Ele cria, dá boa sorte, infortúnios, perdoa, pune, mata... Um mundo é criado pelo escritor, um universo, só dele, e ao mesmo tempo de todo mundo. Gosto disso, gosto de brincar às vezes de ser Deus. Fazer com aqueles que criamos aquilo que gostaríamos que o regente de nossas histórias (quem?) fizesse por nós. Bendita a hora que conheci você, Macabéa. Obrigado por ter existido para mim e por continuar a existir, como uma fênix, para cada pessoa que tenha a sorte de abrir as páginas do livro onde você existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário