terça-feira, 15 de maio de 2012

Relato Reflexivo II

André Luiz

O curso foi desenvolvido em quatro módulos. Sendo que, no 1º módulo aprendi a organizar práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na web, expressões de opinião, depoimentos, debates, apresentações para transação comercial e formulários. Na atividade 1 fui convidado a fazer uma apresentação bem pessoal na área denominada perfil. Na atividade 2  ler as apresentações dos colegas, conhecer as pessoas com quem trabalhei, fazer um depoimento sobre expectativas a respeito do curso e participar de um debate. Na atividade 3 as práticas de leitura e escrita foram concentradas nas atividades de preenchimento de cadastros para diferentes finalidades. Na atividade 4, para concluir a unidade, realizei uma discussão livre em fórum e uma questão discursiva sobre novas práticas de leitura, escrita e letramento na cibercultura. Já no 2º módulo foi trabalhado as minhas experiências e a de meus colegas, em leitura e escrita de alguns gêneros. Também conhecemos, criamos e alimentamos um blog, tivemos acesso ao grupo de estudo do qual fiz parte. No 3º módulo os conceitos da esfera de atividade e de gêneros do discurso, o trabalho proposto neste módulo forneceu subsídios para reconhecer características de textos produzidos, relacionando-as ao gênero e aos demais elementos do contexto de produção em questão. Tive uma noção clara sobre as características de textos e de suas relações com o contexto de produção que possibilitou desenvolver uma proficiência mais apurada em atividades de leitura e escrita, o que é importante para todos nós, educadores. Continuamos a alimentar o blog do grupo que passou pela primeira avaliação no curso. Para finalizar, conhecemos o conceito de Web 2.0, contexto que comporta as possibilidades de comunicação na Internet no qual o blog se insere. No 4ª módulo, exploráramos os conceitos de texto e de leitura e discutimos algumas das capacidades envolvidas na leitura e produção de textos. A partir da discussão sobre os conceitos de texto e de leitura e sobre as capacidades envolvidas nos processos de compreensão e produção de textos, iniciamos uma análise sobre práticas pedagógicas correntes na escola, buscando refletir o quanto elas contribuem para o desenvolvimento das capacidades leitoras e escritoras. Penso que tudo o que vivenciei e aprendi se faz muito importante na minha prática com meus alunos, esse conhecimento me dá muito mais subsídios para um trabalho mais completo, envolvente frente às novas necessidades do mundo o qual todos precisam estar constantemente atualizados. Mesmo já tendo produzido textos no contexto digital, com o curso retomei uma prática que estava um pouco esquecida na minha vivência. Ainda pude trocar informações e atualizar meus conhecimentos. Gostei bastante e agradeço a todos pelos momentos agradáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário