terça-feira, 15 de maio de 2012

Relato Reflexivo III

Por Marcelo
Aceitei o desafio de mais um curso online com o firme propósito de rever minhas práticas pedagógicas, agora não mais dentro da sala de aula, mas como coordenador de professores. A competência leitora deve ser desenvolvida por todas as disciplinas e isso é o bastante para que tenhamos que nos aperfeiçoar mais. O primeiro texto do curso, sobre letramento, abriu várias portas para a compreensão mais global do que é necessário para estar em completa sintonia com a produção textual de nosso tempo. A alfabetização deixou de ser o foco para dar lugar ao letramento, capacidade de ler da forma mais abrangente o contexto do mundo.

Eu já conhecia o AVA no qual estudamos, por ter feito o curso de formação de professores, em 2010. Trabalhar em fóruns nem sempre é fácil, principalmente porque, se as informações postadas de forma assíncrona possibilitam uma adaptabilidade às várias realidades dos participantes do curso, também, por outro lado, nos fazem ter que esperar muito para que recebamos uma devolutiva dos colegas ou do tutor. Ou seja, nem sempre as expectativas da maioria correspondem a sua. Mas isso acontece nos cursos presenciais também.

A interação em grupo é um dificultador maior ainda. Nossos alunos costumam reclamar de ter que trabalhar com determinados colegas porque esses são tidos como folgados. Mas isso acontece entre os colegas professores também, e os trabalhos em grupo acabam sendo o meio que alguns encontram para se esconder ou ficarem “diluídos” entre os demais participantes. Senti bastante isso, pois a interação ficou bastante prejudicada devido à ausência de vários integrantes do grupo e por muito tempo.

O blog foi uma experiência muito legal. Tenho meu próprio blog, mas gostei bastante de poder postar os textos e aprendi bastante com eles. A devolutiva de alguns membros, principalmente de integrantes de outros grupos, foi muito valiosa. Tentei ajudar algumas pessoas com seus textos e foi, juro, com a melhor das intenções que fiz meus comentários. Gosto quando as pessoas criticam o que faço, pois assim posso aprender. Não gosto, de fato, quando as pessoas dizem “legal”, “está ótimo” para algo que está visivelmente ruim.

O texto sobre as capacidades inerentes para se tornar um leitor de fato, cidadão e tudo mais, foi muito bacana. Pensei em quantas vezes errei em apenas reproduzir as fórmulas antigas de leitura em voz alta, fluída, e tudo mais. Vejo agora que devo procurar novas formas de fazer os alunos ativarem seus conhecimentos prévios e desenvolver neles senso crítico a fim de que possam relacionar esses seus conhecimentos com o que estão lendo, estabelecendo uma relação de questionamento e apropriação do conteúdo, levando-os a uma nova forma, mais pessoal e inovadora. Isso, penso, é a forma que o leitor tem para poder se tornar um produtor de textos bons, e ser um cidadão atuante e engajado.

Avalio que o curso, de uma forma geral, foi muito bom. As perguntas feitas paraceram, numa primeira análise, bastante inúteis. Mas respondendo às questões, principalmente a última, percebi que devemos de fato reproduzir (discorrendo, conforme solicitado) o que foi ensinado para esclarecermos para nós mesmos pontos obscuros que pareciam bastante claros numa primeira olhada.

É isso aí! Vamos então à prática!

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